Ensinamentos da série “Você” para o marketing da sua empresa

Compartilhe

Distribuída no Brasil pela Netflix, a série ‘Você‘ traz ensinamentos que podem ser importantes para o mundo empresarial, e nós preparamos um manual completo para você não perder nada!

Sinopse

A série é uma trama adaptada de um livro homônimo da americana Caroline Kepnes. A série é contada a partir do ponto de vista de Joe Goldberg (Penn Badgley), um atendente de livraria que mostra ter traços de sociopatia logo de cara. Ele se apaixona à primeira vista pela desconhecida Beck (Elizabeth Lail), uma cliente da loja que pede indicação de um livro qualquer. A partir daí, ele começa a se envolver perseguir a garota, acompanhar ativamente as suas redes sociais e a interferir no seu cotidiano para que, de alguma maneira, um romance floresça. Mas, antes disso, precisa desafiar a amiga Peach (Shay Mitchell) e o crush Benji (Lou Taylor Pucci).

Recheada de inspirações literárias, Beck então será a vítima desse stalker. E heroína ao mesmo tempo, porque o telespectador irá estar ao seu lado torcendo para que ela se livre de uma vez por todas desse cafajeste. Mas a série provoca com uma virada: e se dessa obsessão surgir um amor verdadeiro? É possível?

Vai haver aqueles que irão acreditar na paixão genuína que Joe tem por Beck. Por outro lado, parte do público ficará indignado com Beck por ela dar o mínimo de bola para esse cara. Tudo isso misturado cria uma trama interessante e viciante.

A série vem recebendo inúmeras críticas pela mídia especializada em razão do modo que o drama é conduzido, nos colocando em situações de simpatia ao vilão e encruzilhadas que nos fazem repensar o modo de vida que a população leva hoje em dia. É de tirar o fôlego!

Assista o trailler da série VOCÊ (YOU).

Antes de tratarmos dos temas relevantes ao crescimento empresarial, cabe ressaltar um ponto: trata-se apenas de uma ficção, que não deve ser usada como linha de pensamento. A sociopatia do Joe é, num pensamento minimalista, totalmente reprovável e criminosa.

Se ele(a) controla sua vida, não é AMOR



é CILADA.

Dito isto, vamos à metade cheia do copo!

Se exponha ou estará MORTO!

Cena da série 'Você', onde Beck brinda com suas amigas em um bar de NY.
Cena da série ‘Você’

Ao contrário da série, que mostra os males de estar demasiadamente presente nas redes sociais, para empresas e negócios este é um ponto chave: Quem não é visto não é lembrado!

Tenha uma boa estratégia de posts relevantes nas redes sociais, mantendo a coerência com o canal e com o público desejado. Aliás, este ponto requer um planejamento prévio que busque indicar quem é o perfil desejado pela sua empresa e como deve ser a comunicação com ele.

Com isso em mente, mapeie datas relevantes e como ela deve impactar seu púbico, pensando no texto, imagens, vídeos e promoções que podem gerar engajamento e atrair público para seu negócio.

Tenha sempre uma boa história para contar

Inúmeros são os casos de empresas que buscam nas técnicas de storytelling uma forma de gerar maior empatia com o público.

A técnica consiste na partilha de uma história única e real de uma empresa ou de um produto, criando uma relação de proximidade entre a empresa e o cliente. Uma boa história revela a grande vantagem que a empresa em questão trouxe para a vida do consumidor.

Importante: a técnica deve ser usada com extremo cuidado, pois se mal empregada (e dela descobrir-se numa fraude), o efeito é o inverso!

Cena da série 'Você', onde o casal Joe e Beck andam pelas ruas de Manhattan de mãos dadas.
Cena da série ‘Você’

Seja um Stalker da sua concorrência

O mapeamento da concorrência é de extrema importância para seu negócio. Conhecer detalhadamente o concorrente e o ambiente competitivo deve se transformar numa obsessão (ainda maior que a do Joe) dentro da empresa.

O acompanhamento das redes sociais e das divulgações da concorrência são apenas as formas básicas para entender o mercado a sua volta. Os dados colhidos devem permitir o entendimento do cenário na qual sua empresa está inserida, e numa situação ideal, mostrar para onde este cenário está se caminhando, o que lhe permite ‘prever o futuro’ e sair na frente da concorrência

Resumo

Como tudo na vida, podemos aproveitar para nosso crescimento pessoal (e profissional). Em ‘Você’, Joe mostra, em situações de sua vida pessoal, o que podemos fazer de bom para nossos negócios, acompanhado as ações da concorrência, criando boas histórias que tragam uma experiência relevante ao seu público e… ah sim! Feche as cortinas da sua casa.

Referências

Estadão – Na série da Netflix ‘Você’, as aparências enganam. (disponível em https://cultura.estadao.com.br/noticias/televisao,na-serie-da-netflix-voce-as-aparencias-enganam,70002670572);

Notícias da TV – Caso raro, série da Netflix baseada em best-seller é melhor do que livro. (disponível em https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/series/caso-raro-serie-da-netflix-baseada-em-best-seller-e-melhor-do-que-livro-24011);

IMDB – Elizabeth Lail (disponível em https://www.imdb.com/name/nm5634768/);

Significados – Significado de Storytelling (disponível em https://www.significados.com.br/storytelling);

Rock Content – Análise de concorrentes para conteúdo (disponível em https://rockcontent.com/blog/analise-de-concorrentes-de-conteudo/);

Comentários