CES 2019. It'a Vegas, baby!

CES e tendências para o futuro

Compartilhe

Passadas as festas de final de ano (com as viagens e ressaca quase naturais pra época) chegou a hora de dar um gás em 2019, que a propósito já teve 5% (e contando…) do seu tempo consumido.

 CES
It's Vegas, baby!

E o que você fez nesse período para alavancar seus negócios?

Para lhe ajudar com alguns insights, vou te contar o que rolou na Consumer Electronics Show 2019, mais conhecida com CES, ocorrida em Las Vegas entre os dias 8 e 11 de janeiro. Ela reúne as maiores novidades de tecnologia para todos os setores. Teve muita inteligência artificial, smartphones dobráveis, carros que voam, cidades inteligentes e muito, muito mais!

Interação Dentro de Casa

A demanda por aparelhos inteligentes para o lar continua aumentando, ano após ano. É um caminho sem volta poder chegar em casa e ter a TV ligada na sua série favorita, luzes acesas, jantar sendo preparado e a banheira na temperatura ideal.

A Samsung levou o seu seu conceito de Family Hub, que engloba uma série de eletrodomésticos que realizam ações e cruzam informações dos membros da família, gerenciando recados, avisos e lembretes.

Outra novidade do Family Hub são os comandos de voz em linguagem natural para o Bixby (a assistente virtual da Samsung), que podem ser usados para chamar um Uber, procurar receitas, programar eletrodomésticos, entre outros.

Refrigerador Samsung exposto na CES 2019 com Family Hub.
Refrigerador Samsung exposto na CES 2019 com Family Hub.

Trânsito deixou de ser Sinônimo de Perda de Tempo

O futuro nos reserva meios de transporte totalmente diferentes do que estamos acostumados. Os primeiros veículos totalmente autônomos estão iniciando produção comercial, mas isto é só o começo de uma mudança radical de como vemos o deslocamento de um ponto ao outro.

A Uber levou seu veículo voador desenvolvido em parceria com a Bell, que deverá ser testado ainda em 2019, sendo o Brasil um dos mercados em potencial. Com espaço para até 5 passageiros, o veículo híbrido tem a capacidade de voar como um drone, decolando e pousando na vertical. Os engenheiros devem, nos próximos meses, pensar em soluções que diminuam a poluição sonora que os veículos produzem ao serem ativados.

Veículo voador do Uber, em parceria com a Bell. Poluição sonora é um desafio a ser superado.
Veículo voador do Uber, em parceria com a Bell. Poluição sonora é um desafio a ser superado.

A adoção dos veículos autônomos deverá dar a chance da utilização do tempo entre os deslocamentos para outras tarefas, como estudo ou prática esportiva. O carro será agora um grande hub de conectividade, permitindo acesso à diversas ferramentas de interatividade com o usuário.

Os veículos deixam de ser apenas um meio de locomoção para ser um hub de conectividade e informação ao usuário.
Os veículos deixam de ser apenas um meio de locomoção para ser um hub de conectividade e informação ao usuário.

Privacidade, mas nem tanto

O mundo de hoje já não é privado como no passado. Em quase todos os locais que estamos são monitorados por câmeras, nosso celular possui uma série de sensores que permitem saber a localização e seu laptop ou tablet está sempre “vendo” você com a câmera.

Algumas empresas querem aproveitar este BIG DATA em informações relevantes para o mercado. Quando pensamos pelo viés da segurança, seria ideal saber que qualquer pessoa com pendências com a justiça poderia ser localizada facilmente através da análise facial e cruzamento de dados sobre sua localização. Por outro lado, ainda é controverso imaginar que você, leitor comum que não deve nada à ninguém possa estar sendo observado neste momento por algum bisbilhoteiro.

Realidade em diversos locais, o monitoramento ganha cada dia mais recursos de reconhecimento de pessoas e objetos.
Realidade em diversos locais, o monitoramento ganha cada dia mais recursos de reconhecimento de pessoas e objetos.

As tecnologias seguem dando saltos exponenciais e nos trazendo cada dia mais conectividade e interatividade. Os negócios devem seguir esta tendência para prosperarem neste ambiente.

Comentários