Black Friday 2018

A Black Friday está chegando. O que você fez para aproveitá-la?

Compartilhe

Novembro se aproxima e tem gente já fazendo planos pros gastos deste mês, mais especificamente para o dia 23, quando teremos mais uma edição da Black Friday.

A origem

O termo Black Friday (em português, ‘sexta-feira negra’) tem origem nos Estados Unidos e remete ao dia que inaugura a temporada de compras de Natal. É um dia depois do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, ou seja, celebra-se no dia seguinte à 4ª quinta-feira do mês de novembro. Pouco a pouco a data se espalhou pelo mundo e hoje é sinônimo de ofertas e promoções em lojas físicas e online.

Edição 2018

Em 2017 o evento movimentou R$2.1 bilhões no dia do evento, 13 vezes a média de um dia comum, tendo um crescimento de 16% em relação a 2016. Nos meios digitais, foram mais de 2 milhões de pedidos. Para 2018 a expectativa é de superação dos números, e para isso algumas lojas se movimentam para engajar seu público.

Quero colocar meu site ou negócio nesta onda

Se você acha que não pode perder esta onda de vendas (e eu acho que não deve perder mesmo), vamos ao trabalho!

Ações pré-data

Landing Pages matadoras podem lhe dar muitos leads!
Landing Pages matadoras podem lhe dar muitos leads!

Uma das ações mais certeiras e em uso são das Landing Pages. A maioria dos e-commerces já possuem páginas que são destacadas nesta época e que chamam o consumidos a efetuarem um cadastro para receber ofertas em primeira mão. São páginas com contadores, e call-to-actions tentadoras, que podem lhe dar um monte de leads interessados em ofertas e negócios.

Outro meio importante é o envio de email marketing para a base estabelecida, de modo a levá-los também à Landing Page, registrando os interessados na promoção. Neste caso é importante segmentar corretamente sua base de dados para evitar envios repetidos ou mesmo para leads desinteressados.

Se você possui um negócio físico (loja, restaurante, mercado), você pode registrar os interessados conforme eles passam pelo caixa, tomando nota do nome, e-mail e celular. É o trato manual dos dados, da mesma forma que o sistema automatizado descrito acima poderia fazer. É trabalhoso, mas gera leads!

A data está próxima

Com cerca de 7 dias antes do evento, é importante você iniciar uma comunicação direta e clara com quem se cadastrou. Neste caso, o email marketing é o melhor caminho.

Uma arte com contagem regressiva ou uma pré-oferta podem despertar o alarme do consumismo que há em cada um de nós!

Chegou o grande dia!

Se você possui um negócio online e automatização de marketing, pode programar uma série de disparos para sua base com ofertas e lembretes:

  • 0h – Chegou o Black Friday, aproveite nossas ofertas!
  • 8h15 – Aproveite a seleção espetacular de produtos
  • 12h – Corre que ainda tem produto em promoção te esperando!
  • 18h – Não vai perder, vai?

Essas são sugestões que devem ser ajustadas conforme o segmento de atuação e a capacidade de absorção das mensagens pela base de e-mails.

Quem possui um sistema de automatização de marketing, como o RD Station Marketing, pode planejar com antecedência todas as mensagens e na data ficar de olho apenas no que realmente interessa: o seu produto!

Comentários