Planejamento de Marketing

Primeiros passos com Planejamento de Marketing

Compartilhe

Toda empresa que busca expandir mercado deve ter em mente a necessidade de um Planejamento Estratégico de Marketing, com estratégias de comunicação que auxiliem na busca do objetivo almejado.

Cada ação no planejamento deve ser pensada com o foco na busca pelo resultado final. É como uma escada que deve ser vencida, e cada ação significa subir um novo degrau rumo ao objetivo determinado.

Sendo a criação de uma imagem positiva de sua marca, produto ou serviço, ou ainda a manutenção de competitividade no mercado objetivos a serem alcançados, o Planejamento de Marketing pode se tornar uma ferramenta de gestão dentro das empresas.

Neste artigo daremos os primeiros passos rumo ao Planejamento de Marketing.

Afinal, o  que é um Plano de Marketing?

O Plano de Marketing é o conjunto de ações estipuladas para alcançar um ou mais objetivos em sua organização. A partir dessas metas são estabelecidas as atividades necessárias para realizá-las.

Para criar um planejamento estratégico de marketing é preciso que os objetivos pretendidos sejam baseados em dados concretos e, principalmente, com metas viáveis. Será através dessas estratégias que a sua marca será conhecida.

Por essa razão, é preciso investir tempo para planejá-las, pois esta será a primeira impressão que seu cliente terá de seus serviços. Uma campanha de marketing bem feita é o melhor cartão de visitas de uma organização.

Como iniciar um Planejamento Estratégico de Marketing

Veja fora da caixa! Este é o primeiro degrau que você deve vencer. Analise sua empresa/marca/produto de fora, entenda o que já foi realizado ou o que deve ser feito a partir desse momento.

Este é nosso ponto de partida, nosso guia. Nem todos os gestores tem como costume realizar esta primeira tarefa, e com isso acabam comprometendo todo o trabalho posterior.

Sabendo onde estamos atualmente, é importante definir (e escrever!) onde queremos chegar! Será por meio desse esclarecimento que serão definidas as atividades necessárias para realizá-las e repassadas a cada respectivo setor da organização. Voltando na comparação com a escada, essas metas serão os degraus que o levarão ao topo, ao objetivo.

Conheça seu público

Com os objetivos traçados e metas estabelecidas, é hora de entender onde encontrar seu público e o que ele precisa. Afinal, o foco do seu plano de marketing é que seu público conheça e utilize seus produtos ou serviços.

Para isso, mantenha-se atualizado. As redes sociais são grandes aliadas do marketing, por trazer uma resposta rápida de como as pessoas estão reagindo ao que você está oferecendo.

Se você não conhece seu público, provavelmente não saberá como se comunicar com ele!

Avalie seu concorrente

Seus concorrentes também são uma fonte para entender o que funciona ou não em seu nicho.

O simples ato de procurar saber em que tipo de estratégias eles estão investindo e reciclar algumas ideias, adaptando para a realidade do seu negócio, pode ajudar em seu plano de marketing.

Mas cuidado!

Inspiração para criar novos métodos é viável. Mas copiar os conceitos de seus concorrentes é plágio e pode destruir a imagem da sua empresa. Então, tenha muita cautela ao implementar algo novo em cima de campanhas feitas por outras empresas.

Hora de subir os degraus da escada!

Depois de ter seu plano de marketing analisado e pronto, é o momento de colocá-lo na prática e, principalmente, monitorá-lo para ter certeza que ele será cumprido.

Mas como avaliar se cada atividade do seu planejamento está sendo executada de maneira efetiva?

É necessário ser tático para executar essas ações — e você vai precisar da colaboração de sua equipe. O processo de implementação evolui, modifica ao longo do tempo e por diversos fatores, portanto, você precisa investir na motivação e monitoramento, de forma constante.

Importante notar que, por se tratar de um processo de médio a longo prazo, a equipe precisa estar atenta a mudanças de cenário para que se possam fazer quaisquer ajustes, atentando-se para o cronograma das ações e monitorando os resultados.

Comentários