Como e quando escolher uma agência de marketing digital para seu negócio

Compartilhe

Existe algo pior do que conhecer as vantagens de algo e não poder aplicá-la  ao seu negócio? Isso ocorre muito com o Marketing Digital nas pequenas e médias empresas, principalmente.

Os motivos são os mais variados, os quais podemos destacar:

  • Tempo escasso;
  • Falta de uma equipe ou profissional;
  • Não saber por onde começar
  • Falta de comprometimento

Esses são alguns problemas pelos quais diversas empresas de hoje em dia passam. Surge, então, a seguinte pergunta: será que eu preciso de uma agência de Marketing Digital?

Mas, antes de responder essa pergunta, vamos dar uma olhada no conceito de agência de Marketing Digital.

O que é uma agência de Marketing Digital

As agências digitais executam os projetos dos clientes que desejem colocar em prática a metodologia do Marketing Digital.

Vale lembrar que nem todas as agências são iguais, oferecendo os mesmos serviços. Algumas trabalham, sim, com todo um projeto de Marketing Digital, desde a estratégia. Outras, no entanto, têm um perfil mais vertical, aprofundando-se em determinada parte da estratégia, como em mídia paga, conteúdo ou redes sociais, dentre outras.

Mas, além de conhecer o conceito, antes de contratar uma agência, é importante responder as seguintes perguntas:

Internalizar ou terceirizar?

A internalização de trabalhos é considerável quando é escalável. Do contrário, de que adianta criar um planejamento de conteúdo que não vai ser seguido à risca? Trocando em miúdos: porque falar que vai fazer se não dará conta de fazer?

Nesse caso, é melhor optar pelo outsourcing, ou seja, a terceirização de alguma ação. Gerir uma área que não é a especialidade do empresário pode se tornar um grande problema.

Por outro lado, ter especialistas integrados na sua equipe de marketing e vendas pode acelerar a execução da sua estratégia. Com a equipe dentro de casa, você terá mais controle, porém menos especialização.

Ao internalizar corro o risco de perder o foco?

O core business é a parte central do seu negócio, ou seja, aquelas atividades, processos e políticas que são essenciais para você.

Quanto tempo você perde lidando com assuntos que não são o ponto central de seu negócio? A terceirização poderia auxiliar para que uma empresa não perca o foco.

Por exemplo, se sua equipe de marketing e vendas já precisa de muita atualização para acompanhar o mercado e fechar bons negócios, adicionar uma série de novas tarefas podem ser prejudiciais para sua estratégia.

Qual o grau de complexidade desse processo?

Esse processo vai facilitar ou vai dificultar as ações? Eis a questão!

Se a decisão de implementar um outsourcing para seu negócio já foi tomada temos que entender o seu grau de complexidade, para ver se isso vale a pena.

O dever da agência, nesse ponto, é ser uma facilitadora para o negócio, contribuindo com o crescimento.

Como escolher? 9 questões que todo cliente deveria responder antes de contratar uma agência

1. A proximidade física importa?

Reuniões via conferências de Skype ou Google Hangouts soam familiar? Ou a importância de reuniões presenciais é grande?

Digamos que o serviço que a agência irá prestar é a produção de materiais educativos para seu negócio. O entendimento das personas, a produção de conteúdo e o envio dos materiais para aprovação poderia ser feito sem reuniões presenciais?

Entender como se dá o gerenciamento de comunicação dessa agência é crucial antes do fechamento.

2. Preciso de uma agência ou uma consultoria?

Antes de tudo, precisamos notar uma diferença essencial entre as duas:

a) agência de marketing digital analisam e executam;
b) Consultores analisam e orientam.

Dessa forma, o consultor avalia o contexto, identificando problemas e propondo soluções. Ele pode ser uma figura-chave na hora de conectar as equipes de marketing e de vendas, ajudando a identificar as ferramentas necessárias para sua empresa crescer e apontando um norte a seguir. Veja mais sobre Consultoria de Marketing Digital neste post!

Um bom ponto de vista para tomar essa decisão pode ser a avaliação das atividades suas e de seus funcionários. Se você quer treiná-los para se tornar independente, um consultor é uma boa escolha. Por outro lado, se você prefere que alguém cuide de tudo para você, a agência é a escolha certa.

Sendo assim, seu negócio necessita de uma agência ou um consultor de Marketing Digital?

3. A agência tem cases em seu segmento?

Cases de sucesso demonstram o conhecimento que a agência tem acerca do mercado que você atua. Isso pode fazer uma grande diferença na velocidade com que as coisas vão acontecer na relação entre vocês.

Cases de sucesso podem ser o melhor argumento de venda de uma empresa.

Portanto examine com calma os cases de sucesso da agência de marketing digital para perceber quais soluções de qualidade eles trouxeram para outros clientes. O próximo case pode ser você.

4. Quais serviços a agência oferece?

Algumas agências nasceram online. Outras adaptaram seu serviço tradicional para o digital recentemente.

Umas prestam serviços para clientes grandes, outras para pequenas e médias empresas. Existem agências focadas em vendas, outras em métricas.

Se por um lado, agências que tem uma grande abrangência de serviços e trabalha em várias frentes pode trazer um conhecimento maior no geral, existem também agências com um nicho de especialização.

Entender a capacidade de uma agência, a partir dos serviços prestados, é pensar até aonde vocês poderão ir juntos.

5. Qual o nicho de especialização da agência?

No mercado existem agências para todos os nichos. De agências de marketing digital especializadas em franchising até agências voltadas para atender o meio político.

Por outro lado, se você tem uma concessionária e pensa em contratar uma agência que faça a criação de um novo site, tente reparar nos clientes do mesmo segmento.

Com certeza, agências que já mostraram que sabem e conseguem fazer um bom trabalho com websites focados no nicho de concessionárias sairiam na frente.

6. Qual o ticket médio para a contratação?

Em tempos de crise, quanto você está disposto a gastar na contratação de serviços de Agência de Marketing Digital?

Lembre-se sempre de que investir em Marketing Digital é sair na frente dos concorrentes ou, no mínimo, igualar-se aos poucos.

Portanto, quando procuramos por uma agência temos que entender o que esperamos dela, e consequentemente o que vamos pagar por isso.

Se entendemos que essa agência faz parte da estratégia de geração de oportunidades pra vendas para nosso negócio, temos que dar um peso maior para isto, afinal assim conseguimos obter o ROI esperado.

Para resumir: dentro dos serviços que quero, quando preciso investir nessa agência?

7. E o prazo do contrato?

Procuramos a agência de marketing digital com um objetivo traçado.

Se queremos realizar uma ação de Dia dos Pais, por exemplo, temos que ter a noção que este evento é temporal, ou seja, terá uma data limite.

Em outro caso, se queremos usar Inbound Marketing para gerar oportunidades de vendas para capitalizar o negócio, não podemos deixar de pensar no longo prazo.

As agências normalmente trabalham com um tempo mínimo de contrato, pois é o tempo delimitado para que as ações comecem a trazer resultados.

Uma dica: contratos com menos de 6 meses não são aconselhados, principalmente se você está estruturando uma máquina previsível e escalável de vendas através do Marketing Digital.

8. Qual tamanho a agência tem que ter?

Quantidade não significa, exatamente, qualidade. Dependemos da necessidade geral da contratação.

Você espera alguém que tenha uma dedicação intensa para seu negócio? Ou uma equipe que consiga distribuir os serviços a partir de suas habilidades?

Se por um lado, agências menores podem garantir exclusividade, agências maiores tem uma capacidade produtiva maior.

9. Ela tem parcerias e certificações de marketing?

Certificações nas mais variadas áreas do marketing geram credibilidade para as agências.

Google Partner

O selo de certificação de agências parceiras do Google unifica as iniciativas da marca para capacitar profissionais das mais diversas formas.

Parceiro Resultados Digitais

As agências parceiras da Resultados Digitais têm um programa diferenciado para quem quer usar o RD Station com os próprios clientes.

Facebook Blueprint

Selo dado pelo Facebook à agencias aprovadas em seu programa de treinamento.

E agora?

Agora que conhece mais sobre uma agência de marketing digital e o que ela pode fazer por você, entre em contato com a Hydra Consultoria Estratégica e agende a análise de seu negócio. Chegou a hora de inserí-lo no mundo digital!

[Fontes]

https://resultadosdigitais.com.br/blog/
https://www.google.com/partners/

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *